Livro Impresso ISBN: 9786556522647 Edição: 1 Ano: 2024 Largura: 14.00 cm Comprimento: 21.00 cm Peso: 200 gramas Número de Páginas: 136

A história para além do humano

Autor(es): Ewa Domanska

Ewa Domanska é uma das maiores historiadoras e teóricas da história da atualidade e vincula-se a uma refinada linhagem de historiadores vanguardistas. Sua destacada atuação na área de teoria da história junto à Universidade Adam Mickiewicz na cidade de Poznan e como professora visitante da Universidade de Stanford nos Estados Unidos tem projetado seus estudos em várias partes do mundo, pois desde os anos 1990 é uma autora que produz pesquisas ousadas e originais, voltadas para o problema da verdade e da representação histórica, do narrativismo e da crítica pós-estruturalista e que, mais recentemente, de forma inovadora e pioneira, tem desbravado cami¬nhos pouco percorridos acerca do antropoceno e do pós-humanismo, despertando interesse sobre seu pensamento e sua obra em diferentes países. Em A história para além do humano Ewa oferece um programa crítico de revalorização e inovação da reflexão histórica no século XXI, através de pesquisa avançada, propondo um novo sentido do passado quando colocado na perspectiva do futuro possível.

Apresentação. Teoria da história, Antropoceno e pós-humanismo
Julio Bentivoglio e Taynna Marino

Introdução. Problematizar o humano, questionar a história

Capítulo 1. A mudança de paradigma
Novas abordagens para se pensar o passado nas humanidades e nas ciências sociais
O que constitui um paradigma hoje?
A convencionalização das abordagens interpretativas-construtivistas
Do textualismo ao (novo) materialismo
Emaranhamento, alternativas planas e a ideia de simetria

Capítulo 2. História e pós-humanismo