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Livro Impresso ISBN: 9786556522517 Edição: 1 Ano: 2023 Largura: 17.00 cm Comprimento: 24.00 cm Peso: 606 gramas Número de Páginas: 312

Brasil, Moçâmedes e Mussungo Bitoto: trânsitos sociais e trocas culturais no sul de Angola

Organizador(es): Carlos Major, Laila Brichta, Washington Nascimento
Obras dos autores

A história contada neste livro começa com a chegada em Angola dos luso-brasileiros (pernambucanos) em meados do século XIX e como esse grupo foi fundamental na formação da região, que os europeus chamavam de Moçâmedes, mas que para os Kuvale era Mussungo Bitoto. Depois se dedica a pensar como os africanos escravizados oriundos do Brasil, que vieram com seus senhores, contribuíram na formação de um novo grupo social na região, os Mbali, cuja maior expressão identitária e cultural são a sua arte mortuária e a festa da cruzeta, que mistura aspectos do universo afro-brasileiro com o kimbundu, ovimbundu e herero. Tais sujeitos, com origens bem diversas, assim como os acontecimentos desses três últimos séculos, se amalgamaram em uma realidade diversificada e contraditória, riquíssima, e que se manifesta em práticas culturais-artísticas recentes, como a poesia, fotografia e música. Estamos tratando de um universo complexo, ancestral, colonial e afrofuturista, uma mistura de estéticas e origens diversas que conectam e denunciam realidades diferentes, atrelando para sempre Pernambuco, Mussungo Bitoto, Moçâmedes, Namibe; Brasil e Angola.

Apresentação 
Carlos Major, Laila Brichta e Washington Nascimento


Independência do Brasil e formação de “Moçâmedes”
A independência do Brasil e a instalação de Moçâmedes no sul de Angolano século XIX 
Laila Brichta e Lucas Neves Garcia Ledo


Os empreendimentos comerciais luso-brasileiros e os trabalhadores em Moçâmedes (1849-1915) 
Camila Dias da Costa


Economia e atividade pesqueira no Atlântico sul: o caso de Moçâ medes no século XIX 
Laila Brichta


Povos, contatos e trânsitos sociais
A população de Moçâ medes antes dos brasileiros: o que dizem os sobas 91
Sérgio Bruno Bettencourt de Oliveira


Espaços de consagração das populações hereros e as dinâmicas de seus rituais no sul de Angola 
Ronald Lopes de Oliveira


Mbali: os africanos oriundos do Brasil e a formação de um novo grupo social
em Moçâmedes 
Washington Nascimento


Os ovakuvale, a transumância e os processos de escolarização: um estudo na região de Virei 
Frederico Pahula Sabonete Mário


Patrimônio material: memória e história
A degradação do Centro Histórico de Moçâmedes (Angola): estratégias e recomendações para a regeneração urbana 
Domilde Costa Kuenhe Pombal


Arte funerária mbali de Moçâmedes 
Paulo André Felisberto Cesar


Entre rostos e cruzes: rituais fúnebres e arte tumular quimbares-mbalis de um
cemitério municipal no Namibe (Angola, 1850-1900) 
Ronald Lopes de Oliveira


Patrimônio imaterial e trânsitos culturais
Poesia visu-musical
Música bantu (2020) 
Moçâmedes nunca mais (2022) 
Franck Brazão


Poesia 
Kanguimbo Ananaz


Poesia
Confissões d’alma 
Elsa Major


Música
Criação musical nas línguas locais e influências dos povos do Namibe 
Gari Sinedima DJ


Teatro
As formigas, a guerra, o ator e a experiência 
Rogério de Carvalho e Marta Lança


Moda
Pingui e a moda com influências do universo herero 
Emanuela Patricia Pote Rios


Exposição
Mussungo Bitoto: exposição de arte funerária mbali no sul de Angola 
Carlos Major


Fotografia
Concreto 
Sérgio Brazão


Fotografia
Validade 
Paulo Azevedo


Fotografia
R.I.P. — Last adress 
Bruno Fonseca


Artes visuais
Red horizon (2020) 
Mónica de Miranda


Galeria de Arte
Tecktonik: Tombwa — Café Mito da Utopia 
Victor Gama

 

Sobre os organizadores 
Sobre os autores 

Impresso

R$ 110,00 Em 3x de: R$ 36,67 No boleto: R$ 110,00

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